Porto: Diocese distribuiu 211 mil euros

D. Pio Alves apela aos fiéis para que continuem disponíveis para ajudar quem está «faminto de atenção, de dignidade e de pão»

Porto, 06 mar 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica no Porto distribuiu em 2013, através do seu fundo diocesano, cerca de 211 mil euros para ajudar as comunidades mais desfavorecidas da região.

Estes dados foram avançados pelo administrador apostólico da Diocese, D. Pio Alves, durante a celebração de Quarta-feira de Cinzas, na Catedral do Porto.

Na sua homilia, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o bispo desafiou os fiéis a viverem o tempo da Quaresma de “coração rasgado”, aberto a Deus e disponível para a solidariedade.

“Se estivermos despertos para Deus, descobrimos facilmente na nossa rua, no nosso bairro, na nossa paróquia, na nossa cidade, na nossa diocese, famintos de atenção, famintos de dignidade, famintos de pão”, apontou o prelado.

D. Pio Alves deu relevância ainda a outra atitude que deve marcar a preparação para a Páscoa, além da oração e da caridade: a “conversão”.

“Reconhecer o erro de uma escolha e abrir-se à Boa Nova de Deus em Jesus Cristo é redescobrir o nosso lugar no mundo e nos desígnios de Deus e reencontrar o sentido da nossa existência”, sustentou.

A Quaresma, que se iniciou com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top