Porto: Diocese celebrou Jubileu dos Migrantes e dos Refugiados com programa ecuménico

D. Manuel Linda presidiu à tertúlia que tentou apresentar aos jovens «a realidade da Imigração», e a «anular sentimentos mais negativos» sobre as migrações

Porto, 30 set 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Porto celebrou o Jubileu dos Migrantes e dos Refugiados com um programa ecuménico dividido entre a partilha, a oração e o convívio, este domingo (28 setembro), na igreja da Senhora da Conceição, no Marquês.

O Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo (SDMT), que organizou esta celebração jubilar do Ano Santo 2025, agradeceu a todos os que participaram e, “de forma especial” ao bispo do Porto, D. Manuel Linda, que “de forma próxima e assertiva referiu os sinais de esperança de que os Imigrantes são exemplo”.

“Além da experiência ecuménica que nos tem marcado, numa união à volta da mesma fé, mesmo seguindo várias tradições”, acrescenta o diretor do SDMT, Adélio Mendes da Silva, na informação publicada no jornal ‘Voz Portucalense’.

O responsável pelo Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo acrescenta que D. Manuel Linda “reafirmou a preocupação e empenho dos Bispos de Portugal” no acompanhamento dos migrantes, sobretudo no “reagrupamento familiar e vigilância sobre os empregadores para que não possam explorar os imigrantes”, com baixos salários e demasiadas horas de trabalho”.

O Jubileu diocesano dos Migrantes e dos Refugiados do Porto começou com uma tertúlia onde os jovens “tentaram conhecer melhor a realidade da Imigração”, ajudando a mudar mentalidades, e a “anular sentimentos mais negativos sobre a realidade migratória”.

Foto: Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo do Porto

Um segundo momento desta iniciativa jubilar foi uma celebração ecuménica, um tempo de oração na igreja do Marquês, que também foi presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, e reuniu presbíteros de diferentes Igrejas Cristãs – Católica, Greco-Católica, Ortodoxas, do Patriarcado de Constantinopla e do Patriarcado de Moscovo, Luterana e Lusitana de Comunhão Anglicana.

O Jubileu Diocesano dos Migrantes e dos Refugiados do Porto terminou com um convívio entre todos os participantes, com diferentes intervenções musicais e lanche partilhado, destaca o diretor do SDMT.

O Jubileu dos Migrantes e dos Refugiados do Porto, que a diocese celebrou este domingo, dia 28 de setembro, na Paróquia da Senhora da Conceição, no Marquês, foi organizado pelo Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo, com a colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude, da Cáritas Diocesana e da Comissão Ecuménica do Porto.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top