Celebração decorreu na Catedral, marcando ainda início de missão de D. Armando Esteves
Porto, 23 dez 2018 (Ecclesia) – A Catedral do Porto acolheu hoje uma Missa de Ação de Graças pelo ministério de D. António Bessa Taipa, bispo auxiliar emérito da diocese, que renunciou em 2018, após atingir a idade determinada pelo Direito Canónico (75 anos).
A celebração foi também a primeira com a participação do novo bispo auxiliar, D. Armando esteves, ordenado no último domingo em Viseu, cuja presença foi definida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, como “um presente do Menino Jesus”.
O mesmo responsável agradeceu a vida de “plena doação” de D. António Taipa num percurso que passou pela formação dos seminaristas, o ensino da teologia, o serviço como bispo auxiliar e como administrador diocesano, após o falecimento de D. António Francisco dos Santos.
A Missa foi presidida pelo agora bispo auxiliar emérito, o qual sublinhou o caráter do “serviço apaixonante” que foi chamado a cumprir.
O responsável, citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’, deu as boas-vindas a D. Armando Esteves e afirmou acolher esta sua “nova etapa” com “alegria, paz e serenidade”.
No final da celebração, a Diocese do Porto, pelas mãos de D. Manuel Linda, ofereceu a D. António Taipa um crucifixo, obra do escultor Bruno Marques.
OC