Porto: Diocese adjudicou empreitada de reabilitação do Seminário Maior

«Um dia histórico e de enorme felicidade para a nossa Diocese do Porto», salienta a nota

Porto, 11 ago 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Porto e o Seminário Maior do Porto anunciaram que foi assinada, no dia 4 de agosto, a ata de decisão de adjudicação da empreitada de reabilitação do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição”.

“Hoje, no dia de São João Maria Vianney, Santo padroeiro dos sacerdotes, a Diocese do Porto e o Seminário Maior do Porto assinaram a ata de decisão de adjudicação da empreitada de reabilitação do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição. Um dia histórico e de enorme felicidade para a nossa Diocese do Porto”, pode ler-se na nota divulgada pela diocese.

A abertura do concurso público para a obra de mais de 12 milhões de euros, que inclui a construção de uma unidade hoteleira, foi lançada em janeiro.

Na altura, o bispo diocesano, D. Manuel Linda, referiu que tal tinha um significado “muito grande”, sendo a remodelação das “instalações que não são dignas para este tempo” um dos objetivos que tinha quando chegou ao Porto.

“Estamos num edifício do século XVI. Já viu passar muita água aqui no Rio Douro, e nunca foi praticamente intervencionado com obras de fundo, e portanto, não oferece a garantia do mínimo de qualidade de vida exigida no nosso tempo”, mencionou na época.

O bispo diocesano revelou que nunca esteve em causa retirar o Seminário da cidade do Porto, já que tal contribuiria para “a desertificação da cidade”.

A obra vai ser desenvolvida em duas unidades de trabalho, sendo elas a reabilitação e restauro do Seminário e a construção da unidade hoteleira.

LJ/PR

Porto: Diocese lança concurso público para obras de reabilitação no Seminário Maior

Partilhar:
Scroll to Top