O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, preside nesta Quinta-feira, Dia Mundial do Doente, a um encontro em que será entregue o Diploma de Visitadores Paroquiais de Doentes aos trezentos participantes que, há um ano, iniciaram este itinerário formativo realizado nas quatro regiões pastorais da diocese. A sessão começa às 21h00.
O curso, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde no âmbito das actividades do Centro de Cultura Católica, procura garantir que a Peregrinação dos Frágeis – Idosos, Doentes e Deficientes, que se realizará em 23 de Maio, no Palácio de Cristal, seja uma oportunidade para despertar nas comunidades paroquiais e nas instituições assistenciais uma nova consciência sobre o lugar que elas concedem aos seus membros mais frágeis.
Um outro percurso terá início, em colaboração com o Secretariado Diocesano da Pastoral Social: mais intenso e de menor duração, destina-se à formação de Agentes Pastorais para Centros e Lares de Terceira Idade.
O curso que se conclui e aquele que se inicia procuram corresponder à necessidade de competência específica para exercer a solicitude pastoral para com os membros mais vulneráveis das comunidades, integrando-os como filhos de pleno direito e sujeitos activos na vida da Igreja.
Todos os diocesanos são convidados para este encontro, que iniciará o processo próximo da preparação e mobilização geral para a Peregrinação dos Frágeis, momento particularmente profético da Missão 2010, que cultivará e manifestará a diferença cristã de conviver com os atingidos pela fragilidade que a todos é comum.