Estiveram presentes 1220 casais jubilados
Porto, 28 mai 2013 (Ecclesia) – A Diocese do Porto celebrou este doming, o dia da família e contou com mais de 4500 pessoas que foram convidadas a refletir sobre o matrimónio, numa organização da região pastoral nascente.
Na missa a que presidiu, D. Manuel Clemente manifestou a sua alegria e disse “não haver outro dia tão próprio para evocar e refletir o matrimónio”.
“A Santíssima Trindade é a fonte e o fundamento do matrimónio, também este um espaço, onde há pessoas alimentadas e sustidas por esse Amor Trinitário, que é a razão da força, da consistência e da persistência do casal cristão”, referiu.
D. Manuel Clemente afirmou ainda que “o casal cristão não vive de si próprio, mas de Jesus Cristo” e que todos são “seres complementares – homem e mulher – pelo que não são felizes vivendo sozinhos”.
“Somos plurais e unos. A família participa destes sentimentos de Deus e é isso que dá grandeza ao matrimónio. Como disse João Paulo II, a Igreja é uma Família de famílias”, concluiu.
Os casais jubilados eram 1220, oriundos de todas as vigararias da Diocese, com exceção de Baião.
A eucaristia contou ainda com a concelebração dos bispos auxiliares do Porto, D. António Taipa, D. João Lavrador e D. Pio Alves.
Em 2014 o dia diocesano da família será no dia 15 de Junho, na região pastoral sul.
SN