Especialistas analisam trabalho com famílias desestruturadas e apontam estratégias de avaliação e de intervenção
A Universidade Católica do Porto recebe no próximo dia 23 de Abril o I Encontro Temático da Obra Diocesana de Promoção Social.
A palestra, que se realiza no Auditório 1 do Campus da Foz, leva a debate as boas práticas institucionais no trabalho com famílias e procura estimular a partilha de conhecimentos, a necessidade de reflexão e a consciencialização em torno das questões da intervenção com famílias em risco.
O encontro tem como objectivo escutar os múltiplos intervenientes no trabalho com famílias em risco e daí extrair boas práticas e linhas orientadoras de acção.
Deste modo, a riqueza deste encontro passa pelo convergir de presenças como os Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), instituições de acolhimento, agências de adopção, entre outras entidades, estando assim representados os múltiplos actores relevantes no trabalho com as famílias da zona norte.
O evento decorre no âmbito da “Missão 2010” promovida pela Diocese do Porto e, para além do debate em torno do panorama actual das famílias em risco, procura criar a necessidade de redescobrir soluções concretas para ultrapassar o problema.
“Observar e planear são passos fundamentais na descoberta do verdadeiro papel da família enquanto quadro organizador do desenvolvimento e pontos cruciais na resolução desses mesmos problemas”, refere comunicado da UCP enviado à Agência ECCLESIA.