Bispo diocesano agradeceu participação de diocesanos na peregrinação jubilar ao Santuário de Fátima

Fátima, 20 set 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto quis hoje agradecer aos diocesanos que se deslocaram ao Santuário de Fátima para participar na peregrinação, e afirmou o desejo de acolher “todos os que se afastaram da Igreja”.
“A todos a minha profunda amizade e o meu profundo agradecimento. Como dizia na homilia, que seja o início de um tempo de renovação, que há-de passar por meter dentro da Igreja tantos, tantos que se afastaram dela e que sentem a nostalgia de a ela regressarem. E que o façamos com esta palavra que também tem de entrar agora nos nossos lemas do dia a dia: juntos, juntos, juntos”, afirmou D. Manuel Linda, num vídeo enviado à Agência ECCLESIA, após a celebração na missa no recinto do Santuário.
D. Manuel Linda deu conta da expetativa de receber na peregrinação diocesana, realizada em contexto de celebração do Ano Santo 2025, cerca de 18 a 20 mil pessoas.
“Nós já saberíamos que seriam muito mais das 18 mil ou 20 mil que estavam inscritas em autocarros. Não sabíamos é que nos seus meios próprios e até talvez de outras formas, vieram tantas pessoas. De tal maneira que 70 mil é um grupo muito grande. É obra”, destacou.
O responsável quis agradecer a “todos os peregrinos” e a “quem organizou” a peregrinação jubilar.
“Foram tantas pessoas que contribuíram: desde o magnifico grupo coral, os acólitos, os leitores – tanta gente, sem esquecer os senhores padres, senhores diáconos, que lá nas paróquias foram quem deu o corpo – desculpem a expressão, que nós conhecemos – para que esta organização se pudesse realizar, e trazer a bom porto”, sublinhou.
LS