Bispo diocesano presidiu à celebração dos Ramos

Porto, 13 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu hoje à celebração de Ramos, marcando o início da Semana Santa, que apresentou como uma oportunidade de fazer caminho com Jesus e a humanidade.
“Nesta Páscoa do ano jubilar de 2025, despertemos para a peregrinação. Caminhemos com Jesus e como Jesus. Se nos tivermos perdido no caminho, regressemos; se nos sentamos no chão, cansados e desanimados, levantemo-nos e recuperemos a esperança da meta”, referiu D. Manuel Linda, numa intervenção citada pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
“Se desesperamos por irmos sozinhos, olhemos para o lado, fixemos o rosto dos irmãos e demos as mãos aos outros e ao grande Outro; se desconhecemos o que é a alegria de caminhar com Deus, mudemos de atitude e demos-Lhe espaço ao nosso lado”, acrescentou.
O responsável católico alertou para o “individualismo hedonista e a despreocupação com os outros”, recordando que Jesus “caminhou bem no centro da multidão constituída por gente nas mais diversas situações”.
“Ao contrário de nós, o Redentor está bem no centro da sociedade e não hipoteca a sua identidade espiritual: fixa o seu olhar e obtém a contrição, fala de Deus mesmo quando está a ser julgado por ser seu Filho, perdoa a arrependidos”, apontou.
O bispo do Porto, sublinhou ainda que “Jesus nunca caminha sozinho, mas faz percurso sempre com Deus Pai”.
“Caminhemos, peregrinemos. Dando bem conta de que caminhar supõe sempre muito empenho e sacrifício, afinco e alguma sã teimosia. Supõe coragem. A coragem de caminhar com os outros, de encarar de frente as feridas da humanidade e de ter Deus como companheiro e guia”, disse D. Manuel Linda.
A Igreja Católica inicia, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo.
OC