Porto: D. Manuel Linda apresenta-se com mensagem para «os mais débeis» e por uma Igreja simples

Primeira mensagem do novo bispo dirige-se a todos, na sociedade e nas comunidades católicas

Porto, 15 mar 2018 (Ecclesia) – O novo bispo do Porto, D. Manuel Linda, dirigiu hoje a sua primeira mensagem à diocese, saudando todos, na sociedade e nas comunidades católicas, em particular os mais desfavorecidos.

“Permitam-me um destaque especial para os mais débeis: os pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e quantos perderam os horizontes da esperança”, refere, no texto enviado à Agência ECCLESIA.

A mensagem é endereçada aos que vivem ou são originários da área da Diocese do Porto, “na consciência da fé, no desânimo da indiferença, na adesão a outras crenças ou até na oposição ao fenómeno religioso”, e “aspiram à felicidade pessoal e coletiva”.

D. Manuel Linda manifesta a intenção de trabalhar à imagem do Papa Francisco, que o nomeou hoje como sucessor de D. António Francisco dos Santos, falecido no último dia 11 de setembro, aos 69 anos de idade, vítima de um problema cardíaco.

O novo bispo do Porto quer ser “um «missionário da misericórdia», um pastor com «o cheiro das ovelhas», um pai dos Padres, um irmão dos mais pobres e um fomentador do espírito ecuménico e de diálogo”.

“Procurarei reconduzir a Igreja a uma tal simplicidade evangélica que a constitua referencial ético para o mundo atual”, aponta.

O responsável saúda os que estão empenhados no mundo do trabalho e suas organizações, os sectores da cultura e do desporto, os organismos voltados para a saúde e para a assistência social, “autênticos pilares da liberdade e da felicidade possíveis”.

“Cumprimento as famílias, sem qualquer dúvida, a célula básica da sociedade e, consequentemente, também da nossa Igreja”, acrescenta.

D. Manuel Linda fala da “feliz surpresa” de ser nomeado bispo do Porto e agradece ao Papa esta “prova de confiança”, confessando a sua “emoção” por um regresso que acontece quase quatro décadas depois da formação no Seminário Maior desta cidade.

O prelado elogia o trabalho de evangelização e na promoção humana desta Diocese, com cumprimentos diretos aos leigos, religiosos e religiosas, bem como aos “caríssimos padres, alguns já tão cansados, que aguentam o peso do trabalho e a desconfiança de uma sociedade em continua mutação”.

“Que a Mãe de Jesus e Mãe da Igreja vele por nós e pelo meu novo ministério, para que sejamos, agora e sempre, uma Igreja aberta, franca, acolhedora, missionária, orante, solidária”, deseja.

O Papa Francisco nomeou hoje D. Manuel Linda, de 61 anos, como novo bispo do Porto, anunciou a Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O prelado era até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança.

D. António Bessa Taipa, bispo auxiliar desde 1999, assumiu desde o falecimento do anterior bispo do Porto, as funções de administrador diocesano.

A Diocese do Porto tem ainda com bispos auxiliares D. Pio Alves de Sousa e D. António Augusto Azevedo.

OC

 

A nossa ilustre diocesana, Sophia de Mello Breyner, deixou-nos uns versos que interpelam:

“A presença dos céus não é a Tua,

embora o vento venha não sei donde.

Os oceanos não dizem que os criaste,

nem deixas o Teu rasto nos caminhos.

Só o olhar daqueles que escolheste

nos dá o Teu sinal entre os fantasmas”.

Somos nós esses escolhidos para captarmos e retransmitirmos o «sinal» de Deus. Vamos fazê-lo de tal maneira que se evitem todos os ruídos perturbadores e, dessa forma, se afugentem os fantasmas dos medos e os pavores da solidão, tão típicos da sociedade atual?

D. Manuel Linda, bispo do Porto

Partilhar:
Scroll to Top