Bispo ruma a Lisboa em julho depois de ter sido nomeado patriarca
Porto, 18 mai 2013 (Ecclesia) – O novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, escreveu uma mensagem de despedida à Diocese de Porto, onde era bispo há seis anos, após ter sido hoje nomeado pelo Papa Francisco como sucessor de D. José Policarpo.
“Nesta hora, que começa a ser de despedida pela minha nomeação para o Patriarcado de Lisboa, quero agradecer-vos do coração toda a estima e proximidade com que me acompanhastes, desde que o Papa Bento XVI me nomeou para vosso bispo diocesano, a 22 de fevereiro de 2007”, escreve o prelado, num texto enviado à Agência ECCCLESIA.
D. Manuel Clemente agradece as “mil e uma expressões da amizade” que diz ter recebido nas comunidades católicos e nas diversas instituições públicas e civis da “grande região portuense”, nas quais refere ter encontrado “o mais generoso acolhimento e a vontade firme de servir o bem comum”.
“Grande e bela é a Diocese do Porto, na imensa aplicação dos seus membros ao serviço de Deus e do próximo”, sustenta.
“Em tempos tão exigentes como os que atravessamos, todas essas realidades a que dais corpo e alma são a melhor garantia daquele futuro fraterno, justo e solidário, de que ninguém desistirá decerto”, prossegue.
O novo patriarca de Lisboa lembra a sua chegada ao Porto, em 2007, com o propósito de “conhecer, servir e amar a diocese”.
“Conheci-vos de perto, servi-vos como pude e com estima que permanece, em perpétua gratidão. Em tudo foi da maior valia a colaboração de muitos, começando pelos senhores bispos que me acompanharam no serviço diocesano, com incansável entrega”, assinala D. Manuel Clemente.
A mensagem alarga os agradecimentos a todos os colaboradores diocesanos, com “referência especialíssima” ao clero paroquial, “incansável na sua dedicação ao serviço quotidiano do Povo de Deus, especialmente aonde tem de acumular várias comunidades e serviços”.
“Saliento também os diáconos permanentes, os consagrados/as e os milhares de fiéis leigos que colaboram ativamente na catequese e no serviço da Palavra e da oração, na vida litúrgica e na ação sociocaritativa”, destaca o até agora bispo do Porto.
D. Manuel Clemente, de 64 anos, anuncia que a sua entrada no Patriarcado será a 7 de julho, ficando no Porto “até perto desse dia”.
OC