Porto: D. Manuel Clemente destaca experiência como bispo da diocese

Porto, 25 Mar (Ecclesia) – A diocese do Porto assinalou esta quinta-feira o quarto aniversário da tomada de posse de D. Manuel Clemente como bispo local, lançando o livro «É este o tempo – A Experiência da Missão», assinado pelo prelado.

Em declarações recolhidas pela RR, o bispo do Porto considera que, nos vários textos reunidos, existe a mensagem de que a vida sociedade não é possível sem a participação pessoal e colectiva de cada um.

“Está muito patente, porque é uma reflexão que se impõe, que se impõe antes de mais a mim próprio, porque não podemos ter uma maneira abstracta de considerar a sociedade, mas a partir da pessoa e de tudo aquilo que nos relaciona com os outros”, assinala.

A obra da editora Pedra Angular, que contém os “textos fundamentais” proferidos nos dois últimos anos por Manuel Clemente, foi apresentada no Seminário do Porto, por Henrique Raposo, mestre em Ciência Política e cronista do semanário «Expresso».

O bispo do Porto falou dos últimos quatro anos como um período “muito gratificante”, durante o qual encontro “muita gente cheia de vontade de trabalhar por tudo e por todos”.

Na introdução ao livro «É este o tempo», o bispo auxiliar D. João Miranda convida a ler os textos “com mais vagar”, para perceber “o pensamento e a preocupação pastoral de um bispo que tem a seu cargo mais de dois milhões de pessoas”.

A Diocese do Porto tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, que engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, oito ao distrito de Aveiro e um ao distrito de Braga.

RR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top