Porto, 07 jul 2014 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos visitou este domingo a paróquia de Cedofeita e apelou à construção de “relações de comunhão” para que todos os cristãos sejam “sinal de esperança para o mundo”.
“Sintamos, todos nós, a necessidade e o dever de levar as boas notícias de Deus e a alegria do Evangelho aos outros, à nossa família, aos nossos vizinhos, às nossas escolas e ao mundo do trabalho”, disse D. António Francisco dos Santos na Missa que celebrou na igreja matriz de Cedofeita, no Porto.
Na homilia, o prelado diocesano expressou o desejo que todos saibam “construir relações de comunhão” e possam ser sinal de esperança para o mundo, “onde homens e mulheres, jovens e crianças, inspirados pelos valores cristãos se sintam irmãos e vivam em conformidade e em coerência com a sua fé”.
Segundo D. António Francisco dos Santos, os cristãos pelo batismo são chamados à missão de profetas “no mundo e no tempo” atual “para que a alegria humana e o amor divino regressem ao coração das pessoas, ao aconchego das famílias e à vida das instituições e a paz habite a nossa Terra”.
Através da leitura do Evangelho de São Mateus, explicou à Comunidade de São Martinho de Cedofeita que para Jesus “o imperativo da missão que recebera do Pai fala mais alto” e que é esta força que hoje “transforma e transformará sempre a vida das pessoas e dos povos”.
Na visita que realizou à paróquia de Cedofeita, no centro da cidade do Porto, o D. António Francisco dos Santos destacou também que esta comunidade é “generosamente servida por um dedicado Pároco há já 43 anos”, o cónego Orlando Mota e Costa, “que continuou, consolidou e desenvolveu” um “intenso trabalho pastoral”.
A uma semana da celebração das ordenações de cinco diáconos e de quatro presbíteros, o bispo explicou que foi à paróquia de Cedofeita, no coração da cidade do Porto, “para celebrar a gratidão aos sacerdotes”.
“Celebrar a gratidão pelos sacerdotes que Deus oferece à sua Igreja é sempre o primeiro passo que deve dar quem deseja percorrer um caminho de missão a semear a esperança neste chão abençoado e fecundo da Igreja do Porto, para que surjam novas vocações para a vida sacerdotal, religiosa e missionária”, desenvolveu o bispo da diocese.
D. António Francisco dos Santos revelou que vai visitar as 447 paróquias da diocese, um périplo que começou na paróquia da Sé, para “celebrar a Eucaristia com cada uma das comunidades cristãs”.
Nestas visitas pastorais, o bispo tem o desejo e o dever “de a todos convocar para a missão e de a todos e a cada um enviar em missão de alegria, de entusiasmo e de fé para o mundo”.
“A vida de um cristão convocado para a missão começa a mudar no dia em que descobre que Jesus é Alguém que o pode ensinar a viver”, acrescentou.
CB/OC