Porto: Curso da Universidade Católica pretende facilitar (re)integração de missionários em Portugal

Projeto conta com o contributo do Instituto da Consolata e tem início previsto para 20 de setembro

Porto, 17 jul 2013 (Ecclesia) – A Universidade Católica do Porto, em parceria com os Missionários da Consolata, vai promover a partir de 20 de setembro um curso de cinco meses de “formação para a missão”.

De acordo com informações avançadas por aquele estabelecimento do ensino superior através da internet, o principal objetivo do projeto é “contribuir” para a atualização e reintegração dos missionários que regressam a Portugal “oriundos de vários pontos do mundo, alguns deles muito distantes da realidade portuguesa”.

Aberto também a leigos envolvidos em obras missionárias, o curso vai decorrer no Centro de Espiritualidade dos Missionários da Consolata, em Águas Santas, e centrar-se fundamentalmente em quatro unidades curriculares: “Língua e cultura; Igreja e vida religiosa; cidadania e sociedade; e economia portuguesa e europeia”.

Com o apoio de docentes especializados em cada uma das áreas atrás descritas, a UCP-Porto e a congregação religiosa fundada pelo Beato José Allamano esperam “ajudar os missionários e leigos a perspetivarem melhor o papel que poderão desempenhar na sua missão em Portugal”.

O curso tem uma carga horária total de 100 horas, que serão ministradas em regime pós-laboral, à sexta entre as 19h00 e as 21h30 e ao sábado, das 09h00 às 17h30.

As inscrições vão estar abertas até dia 13 de setembro, uma semana antes do início das aulas, e contemplam três modalidades de pagamento: 1100 euros para quem queira assistir ao programa completo, com possibilidade de pagamento faseado (220 euros por mês) ou 305 euros por cada unidade curricular, sendo que “o valor da propina poderá ser inferior mediante o número de inscritos”, realça a UCP do Porto.

O Instituto Missionário da Consolata, constituído em 1901 na cidade italiana de Turim, conta atualmente com mais de mil missionários religiosos e leigos espalhados por 24 países da Europa, África, América e Ásia.

Em Portugal, a congregação dedicou os últimos 70 anos à animação missionária e vocacional, e foi responsável pela educação e preparação de dezenas de religiosos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top