Porto: Congresso sobre o Terceiro Sector visa promover a inovação social

IPSS do Distrito empregam mais de 15 mil pessoas

O Congresso “Entre o Passado e o Futuro”, organizado pela União Distrital das IPSS – Porto (UDIPSS‐Porto), contará com mais de 300 congressistas, oriundos de instituições de solidariedade social de todo o País e de investidores sociais, para debaterem o papel da inovação social.

O evento terá lugar na Fundação Cupertino Miranda, a partir das 9 horas desta Quarta-feira, 16 de Dezembro, e conta com as parcerias da Dianova, da Hub Porto e da TESE.

O Congresso pretende encontrar caminhos para uma gestão mais eficaz dos fundos disponíveis para o sector social e será aberto por Artur Carvalho Borges, Presidente da UDIPSS, contando ainda, na sessão de abertura, com as intervenções de Guilhermina Rego (vereadora da Câmara Municipal do Porto); Carlos Lage (Presidente da CCDR-N) e Edmundo Martinho (Presidente do Instituto de Segurança Social – Porto). Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização mostra-se “extremamente satisfeita” com o nível de adesão a este congresso, estando as inscrições esgotadas.

“O tema despertou interesse muito além das instituições nossas associadas (Distrito do Porto). Não apenas toda a Região Norte aderiu em massa, como muitas IPSS de Lisboa e do Sul do país se farão representar. É sempre bom quando conseguimos trazer discussões tão importantes para o Porto, sobretudo quando sentimos que existe uma forte ligação das empresas com o evento, muitas delas inscritas como participantes e outras como investidoras sociais”, referiu Carlos Azevedo, da organização.

Logo após esta sessão inaugural, haverá um breve encontro com jornalistas, para realização de entrevistas e esclarecimento de questões acerca do congresso. A sessão plenária inicia-se cerca das 10 horas da manhã e será moderada pela jornalista Laurinda Alves, contando com as participações, entre outras, de Diogo Vasconcelos, da CISCO; Joaquim Azevedo, da Universidade Católica; Miguel Seabra, da HUB Porto, e João Meneses, da TESE.

O Congresso contará ainda com uma série de Grupos de Discussão sobre temas como “A Inovação Social e o Desemprego”; “Os Media e os Gestores Sociais”; “Plataformas Colaborativas”; “O Papel das Incubadoras na Inovação Social”; “Estratégias de Promoção da Participação e do Voluntariado” e a “Criatividade na Gestão”.

O encontro será encerrado pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, recentemente galardoado com o Prémio Pessoa, e pelo Padre Lino Maia, Presidente da CNIS.

A UDIPSS-Porto congrega mais de 360 Instituições de Solidariedade Social, mais três dezenas do que em 2007. Estas organizações prestam serviços a mais de 70 mil utilizadores directos, graças ao trabalho de 15 mil pessoas (apenas nas instituições filiadas na UDIPSS-Porto) e ao voluntariado de mais de seis mil.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top