Porto, 03 jan 2017 (Ecclesia) – O Diaconado Permanente da Diocese do Porto e o Centro de Cultura Católica (CCC) promovem um ciclo de conferências subordinado ao tema «Diaconado: Ministério e Missão», que começa hoje e terminam a 07 de março, sempre às 21h00.
Esta iniciativa surge por ocasião dos 25 anos do diaconado permanente no Porto e vai ser “uma oportunidade não só para os diáconos permanente refletirem sobre o seu ministério, mas também para a comunidade diocesana o poder conhecer e compreender melhor”, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
As conferências decorrem na sede do CCC , sempre às 21h00, e a primeira é proferida hoje por José Maria Gonçalves Fabião, reitor da Igreja da Trindade e assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa e da Caritas Diocesana, e aborda o tema «Diaconado e Diaconia da Caridade».
A 7 de fevereiro, o pároco de Ermesinde e diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, João da Silva Peixoto, fala sobre «Diaconado e Diaconia da Liturgia».
«Diaconado e Diaconia da Palavra», por Manuel Monteiro Mendes, pároco de Matosinhos e assistente do Secretariado Nacional da Pastoral Familiar, é o tema da conferência do dia 7 de março.
A 26 de abril de 1992 foram ordenados na Sé do Porto os primeiros 18 diáconos permanentes da diocese.
Em 2017, cumprem-se 25 anos sobre esse “momento significativo da vida da Igreja do Porto”, realça o comunicado do ciclo de conferências subordinado ao tema «Diaconado: Ministério e Missão».
LFS