Prémio de 50 mil euros vai apoiar a construção da nova creche/jardim-de-infância, no centro histórico do Porto
Porto, 24 set 2025 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, no Porto, é o vencedor do Prémio D. António Francisco 2025, a cerimónia foi realizada esta terça-feira, 23 de setembro, no futuro equipamento de creche/jardim-de-infância, no centro histórico da cidade.
“Homenageamos o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória pelo seu trabalho dedicado à promoção da dignidade, inclusão social e apoio às comunidades mais vulneráveis”, destacam a Irmandade dos Clérigos e a Associação Comercial do Porto, num comunicado enviado esta quarta-feira, à Agência ECCLESIA.
O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória (CSPNSV) recebeu o Prémio D. António Francisco, edição 2025, pela sua creche/jardim-de-infância que está a ser construída no centro histórico da cidade do Porto, este projeto com capacidade para 73 crianças acolheu a cerimónia de entrega do prémio atribuído pela Irmandade dos Clérigos e pela Associação Comercial do Porto, no dia 23 de setembro.
“Expressamos ainda o nosso orgulho nesta iniciativa, reafirmando o nosso compromisso comum de continuar a apoiar e valorizar projetos e instituições que lutam pelo bem-estar e dignidade de todos”, acrescentam a duas instituições.
O presidente do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória agradeceu “este reconhecimento” para levar a “bom porto as obras em curso que permitirão acolher mais de 70 crianças até aos 36 meses”.
“Este projeto corresponde a uma resposta social de grande impacto social na vida das famílias portuenses”, acrescentou o padre Agostinho Jardim Moreira.
A nova creche/jardim-de-infância da CSPNSV, apoiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e por várias entidades parceiras, vai colmatar a carência de vagas em creches e jardim-de-infância, e contribuir para que as famílias possam reorganizar a vida e fixar essas pessoas desta comunidade no centro histórico do Porto.
As entidades promotoras do Prémio D. António Francisco referem que o Centro Paroquial Social de Nossa Senhora da Vitória afirma-se como “uma instituição de proximidade, dedicada ao apoio social, cultural e espiritual da comunidade”, nasceu do espírito solidário da Paróquia da Vitória, e procura responder “às necessidades mais prementes das famílias, crianças, jovens e idosos”, promovendo a dignidade humana e o fortalecimento dos laços comunitários.
O CSPNSV constitui-se também como “espaço de encontro, partilha e crescimento”, onde a fé e a solidariedade se traduzem em gestos concretos de apoio e serviço ao próximo, para além da assistência social.
Os presidentes da Irmandade dos Clérigos e da Associação Comercial do Porto, respetivamente, o padre Manuel Fernando e Nuno Botelho, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, formaram o júri do Prémio D. António Francisco.
Com o valor de 50 mil euros, o Prémio D. António Francisco destina-se a apoiar cidadãos ou instituições que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz.
Promovido pela Irmandade dos Clérigos e pela Associação Comercial do Porto, o Prémio D. António Francisco que presta homenagem ao então bispo da Diocese do Porto, entre 2014 e 2017, “celebra a solidariedade, a comunidade e o futuro”.
D. António Francisco dos Santos faleceu na sequência de um problema cardíaco, aos 69 anos de idade, no dia 11 de setembro de 2017, na Casa Episcopal do Porto.
CB/OC