Porto, 09 nov 2021 (Ecclesia) – O Centro de Cultura Católica do Porto promove hoje a conferência ‘A sinodalidade como estilo para uma permanente conversão pastoral’, inserida no ciclo de conferências «Levanta-te: Juntos por um caminho novo», que decorre até junho do próximo ano.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o CCP informa que o tema ‘A sinodalidade como estilo para uma permanente conversão pastoral’ vai ser apresentado pelo padre Sérgio Leal, doutorando em Teologia Pastoral.
O sacerdote da Diocese do Porto participou no Sínodo sobre a Amazónia, em Roma, e a sua tese versa sobre a sinodalidade.
O ciclo de conferências «Levanta-te: Juntos por um caminho novo» do Centro de Cultura Católica do Porto, desenvolve-se em torno das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral do Porto para o ano 2021/2022, vai continuar até junho de 2022.
A primeira sessão deste ciclo teve como orador o bispo auxiliar emérito do Porto, D. António Taipa, que refletiu sobre «“Levantou-se apressadamente”: Uma leitura de Lc 1, 39-45», no dia 12 de outubro.
Os interessados em assistir às conferências devem inscrever-se para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt.
O ciclo continua nos meses seguintes com as seguintes temáticas: 14 de dezembro – «Catecumenado: Uma experiência concreta» (Padre José M. Pacheco Gonçalves; Manuel António Ribeiro); 4 de janeiro – «A Eucaristia faz a Igreja» (Cónego João da Silva Peixoto); 1 de fevereiro – «A catequese em chave evangelizadora e catecumenal» (Maria Isabel Oliveira); 10 de maio – «Transmitir e receber a fé em família» (Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar); 7 de junho – «A “nova fantasia da caridade” na comunidade cristã» (Padre Manuel Fernando Silva). |
LFS/CB