Porto: Centro de Cultura Católica encerrou ciclo sobre Ano da Fé

Em maio e junho realizam-se conferências sobre Santa Hildegarda de Bingen e São João de Ávila, novos Doutores da Igreja

Porto, 06 fev 2013 (Ecclesia) – O Centro de Cultura Católica, no Porto, encerrou esta terça-feira um ciclo de quatro conferências dedicado ao Ano da Fé, que a Igreja assinala até 24 de novembro.

Depois das sessões sobre “A Fé Professada” (novembro), “A Fé Celebrada” (dezembro) e “A Fé Vivida” (janeiro), Maria do Rosário Soveral abordou o tema “A Fé Rezada”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A convidada, doutorada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, sustentou a intervenção com textos de autores dos primeiros séculos do Cristianismo, bem como de poetas e místicos.

Para Maria do Rosário Soveral “a expetativa da melhor performance e a atividade constante conduzem à desvalorização da pausa, do lazer, da contemplação e do silêncio, constitutivos na natureza profunda do ser humano”, que continua a sentir “a sede de transcendência e a busca de sentido”.

A conferencista acentuou que “a experiência orante pode levar o homem a encontrar um novo sentido para o trabalho e o lazer, enquanto orientados para a expressão da transcendência”.

O diretor do Centro de Cultura Católica, padre Adélio Abreu, anunciou a realização de um novo ciclo sobre Santa Hildegarda de Bingen e São João de Ávila, que o Papa Bento XVI declarou Doutores da Igreja em outubro.

A iniciativa, “ainda em programação”, conta com duas conferências, a 7 de maio e 4 de junho, das 21h00 às 22h00, a proferir por Alexandre Freire Duarte, formado em Teologia Espiritual pela Universidade Pontifícia Comillas, de Madrid.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top