Porto: Cardeal Gianfranco Ravasi iniciou nova edição do «Fórum do Futuro»

Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura falou sobre Deus, «o grande arquiteto»

Porto, 02 nov 2016 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé) inaugurou a terceira edição do Fórum do Futuro, que está a decorrer no Porto, apresentando Deus como “o arquiteto” que procura pôr ordem na “confusão” e “escuridão” do mundo.

D. Gianfranco Ravasi foi um dos oradores do primeiro dia deste certame, esta terça-feira, e refletiu sobre o tema “Quem é o grande arquiteto?”.

Numa intervenção divulgada pela página online da autarquia do Porto, o cardeal italiano sublinhou “a arte e a arquitetura” como áreas que “têm a tarefa de lembrar” a humanidade “da beleza e da necessidade de harmonia”.

“Uma harmonia que nos conquista e provavelmente muda a consciência”, acrescentou.

O Fórum do Futuro foi lançado em 2014 com o objetivo de congregar “convidados de múltiplas disciplinas para refletir sobre questões que importam às sociedades contemporâneas”.

A Câmara Municipal do Porto tem procurado afirmar a iniciativa como “um festival internacional de pensamento”, este ano centrado em desafios como a guerra e a paz, o drama dos refugiados, tendo por base também a relação entre “fé e cultura”.

Inspirada no lema “Ligações”, a organização trouxe ao Porto o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e outras figuras como o arquiteto chileno David Basulto, curador do Pavilhão dos Países Nórdicos na Bienal de Veneza de 2016, o fotógrafo camaronês Samuel Fosso e o cineasta norte-americano Joshua Oppenheimer.

Destaque para a participação de Hasan Kara, presidente da Câmara Municipal de Kilis, na Turquia, localidade candidata ao Prémio Nobel da Paz pelo seu acolhimento aos refugiados sírios.

Esta iniciativa, que vai prolongar-se até ao próximo domingo, conta com a organização do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto e tem como parceiros a Casa da Música, a Fundação de Serralves, o Teatro Nacional São João e a Universidade do Porto.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR