Arcebispo saúda nomeação de D. Pio Alves de Sousa como auxiliar da diocese do Porto
Braga, 18 Fev (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, agradeceu hoje a “dedicação, competência e empenho” de D. Pio Alves de Sousa, membro do clero bracarense nomeado bispo auxiliar do Porto, por Bento XVI, esta sexta-feira.
“A nomeação de um dos seus sacerdotes para o serviço episcopal enche-nos de alegria e de gratidão”, afirma, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
D. Jorge Ortiga destaca o percurso de Pio Gonçalo Alves de Sousa nos “diversos encargos pastorais que lhe foram atribuídos” e confessa que a nomeação episcopal “honra” também a arquidiocese de Braga.
“O Cabido e a Universidade Católica, como campos de acção privilegiados, não conseguirão esquecer o seu contributo, testemunho, competência e dedicação”, acrescenta.
O arcebispo de Braga manifesta ao novo bispo a sua “gratidão, com a mais sincera fraternidade e comunhão eclesial”.
D. Jorge Ortiga convida as comunidades da arquidiocese para o “rito Solene de Ordenação Episcopal”, que vai decorrer na cripta do Sameiro, no dia 10 de Abril, pelas 16h00.
D. Pio de Sousa, de 65 anos, era decano do Cabido (colégio dos cónegos) da Sé de Braga e presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
OC