Porto: Bispos destacam «multifacetada experiência pastoral» de D. António Augusto Azevedo

Papa Francisco nomeou hoje um novo bispo auxiliar para a Igreja do Porto

Porto, 09 jan 2016 (Ecclesia) – Os bispos do Porto convidam a diocese a celebrar “a gratidão e a esperança” pela nomeação de D. António Augusto Azevedo como bispo-auxiliar desta Igreja de quem destacam a “multifacetada experiência pastoral” para a sua nova missão e serviço.

“A multifacetada experiência pastoral testemunha a sua preparação para a missão que o Papa Francisco lhe confia”, escreve o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e os bispos auxiliares, D. António Bessa Taipa e D. Pio Alves, sobre o novo prelado nomeado hoje para esta Igreja.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Gabinete Comunicação da Diocese do Porto, os prelados consideram que os serviços desenvolvidos até agora oferecem a D. António Augusto Azevedo “conhecimento da vida diocesana”.

Um conhecimento, assinalam, que dá ao novo bispo auxiliar “proximidade aos sacerdotes que tem ajudado a formar”, uma vez era reitor do Seminário Maior do Porto, desde 2012, e por outras funções desempenhadas desde 2003, como professor.

“Confere-lhe a autoridade que aos discípulos de Jesus se pede”, que consiste na “retidão de vida para O seguir e na prontidão para servir, onde Deus chama e envia”, explicam.

O Papa Francisco nomeou hoje, 9 de janeiro, bispo auxiliar D. António Augusto Azevedo e a Igreja do Porto acolhe-o com “alegria, na oração e na gratidão, mais esta bênção”.

“O padre António Augusto traz para o ministério episcopal o testemunho da sua vida, a generosidade da sua entrega, o valor do seu saber e a serenidade com que mais uma vez acolheu um novo chamamento de Deus”, sublinham os bispos D. António Francisco dos Santos, D. António Bessa Taipa e D. Pio Alves.

Neste contexto, assinalam que a resposta do até agora reitor do seminário diocesano “vai trazer novo ânimo e aumentado vigor” para percorrerem o caminho de “renovação pastoral” na Diocese do Porto de uma Igreja de portas abertas, “de rosto missionário e de coração misericordioso”.

O bispo auxiliar é dado ao responsável diocesano para o coadjuvar nas tarefas apostólicas da diocese, sem direito de sucessão.

D. António Augusto Azevedo foi nomeado bispo com o título de Cemeriniano, uma antiga diocese do norte de África, na atual Argélia.

O prelado é natural de Avioso (Concelho da Maia), foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e tem um doutoramento em Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top