Porto: Bispo quer ser presença «próxima»

D. António Francisco dos Santos confessa «surpresa» e agradece à Diocese de Aveiro, que o vê partir

Aveiro, 21 fev 2014 (Ecclesia) – O novo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, disse hoje à Agência ECCLESIA que parte para esta missão com o objetivo de estar próximo de toda a população, de uma maneira “simples, próxima e fraterna”.

“Levo a minha entrega, a alegria de anunciar o Evangelho, a certeza da proximidade com todos, a disponibilidade para que todos encontrem em mim um pastor e um irmão”, declarou o prelado, em Aveiro, diocese da qual se vai despedir para assumir as funções confiadas pelo Papa Francisco.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, era bispo de Aveiro desde 2006, cargo para o qual foi nomeado por Bento XVI.

“Quero ser porta-voz do amor de Deus, de um Deus que ama cada um em cada situação e em cada circunstância. Vou para agradecer a Deus a Igreja do Porto e para semear esperança”, afirmou.

O prelado foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual é natural, depois de João Paulo II o ter nomeado como auxiliar de Braga em dezembro de 2004.

A nomeação como bispo do Porto, pelo Papa Francisco, foi publicada esta manhã na sala de imprensa da Santa Sé.

“Neste momento, é uma surpresa enorme, inesperada, porque ao ser confrontado com a decisão do Santo Padre senti-me surpreendido e por isso só à luz da fé pude entender esta decisão”, assinala D. António Francisco dos Santos.

O prelado manifesta a sua vontade de “servir a Diocese do Porto com alegria, com entusiasmo” e admite que existe uma “tristeza da separação” da Igreja em Aveiro.

“Esta diocese encontra-se hoje mobilizada, feliz, unidade, com uma extraordinária de prosseguir o caminho que a Missão Jubilar nos trouxe. Por isso, a bênção, o sonho de Deus para Aveiro continuará a inspirar e encontrar colaboradores decididos”, sublinha.

“Do meu coração ninguém sai para que aqueles que vou servir possam entrar, todos têm o mesmo lugar e procurarei servir todos com a mesma generosidade”, diz ainda, sublinhando a sua “disponibilidade interior” para “peregrinar”.

A Diocese do Porto é mais populosa da Igreja Católica em Portugal, com mais de 2 milhões de habitantes, e tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, a qual engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao Distrito do Porto, oito ao Distrito de Aveiro e um ao Distrito de Braga.

“Não vou só, vou com a bênção de Deus, a proteção de Nossa Senhora e esta imensa certeza de que todos aqueles com quem trabalhamos, construindo Igreja, estarão comigo”, refere o novo bispo, que sucede a D. Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de maio de 2013.

A data da entrada solene na Diocese, na Catedral do Porto, “será indicada proximamente”, adianta D. Pio Alves, administrador apostólico, numa mensagem de saudação ao novo bispo.

LFS/OC

[[a,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top