D. Manuel Linda salientou a importância dos santuários na vida da Igreja
Vila Nova de Gaia, 28 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu à Missa da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem e destacou a importância dos santuários na vida da Igreja e o seu papel na evangelização, na homilia da celebração.
D. Manuel Linda explicou que os santuários são focos de espiritualidade e, parafraseando a profecia de Isaías, construtores de paz, informa o jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
O bispo do Porto lembrou a dimensão diocesana do Santuário do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, referindo que importa continuar a lançar “pedras” na construção e dinamização deste santuário.
A Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, na sexta-feira, assinalou o 116.º aniversário da bênção da primeira pedra do monumento à Imaculada Conceição e a primeira peregrinação àquele lugar.
O reitor, o padre Vítor Emanuel Ramos, lembrou que a celebração desta festa e o dinamismo pastoral que se procure implementar no Santuário do Monte da Virgem procura concretizar o sonho, a vontade, a devoção que motivou a erguer e construir o santuário mariano da Diocese do Porto.
O jornal diocesano ‘Voz Portucalense’ refere que, no Santuário Diocesano do Monte da Virgem, são celebrados o primeiro sábado de cada mês e os dias 13, entre maio e outubro; no segundo domingo de agosto realiza-se a Grande Peregrinação ao Monte da Virgem – Peregrinação dos Emigrantes.
CB/OC