D. Manuel Linda presidiu a Bênção das Pastas, em dia de festa após dois anos de limitações impostas pela pandemia

Porto, 01 mai 2022 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu hoje à celebração da Bênção das Pastas, desafiando os finalistas a assumir “empenho social”, na sua vida.
“O diploma é um dom da sociedade”, destacou D. Manuel Linda, exortando os participantes a ser “jovens generosos”.
O jornal diocesano ‘Voz Portucalense’ destaca que a cerimónia decorreu após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.
A celebração eucarística decorreu no centro da cidade do Porto, junto ao Jardim da Cordoaria, com a presença de milhares de pessoas, entre estudantes e as suas famílias.
“A universidade ensina a procurar a verdade”, salientou D. Manuel Linda, afirmando que hoje existem “abundantes meios de mentiras”.



O bispo do Porto falou numa “sociedade violenta” e mostrou-se “chocado com o que uma nação está a fazer a outra na Europa”, numa referência à guerra na Ucrânia.
O presidente da celebração deixou votos de que os jovens finalistas “mantenham a fé”.
“Jesus Cristo quer participar na aventura da vossa existência. Não para tirar nada, mas para garantir a esperança”, declarou D. Manuel Linda.
O bispo do Porto concluiu a sua homilia saudando professores e funcionários das universidades, antes de deixar uma mensagem aos pais dos estudantes, particularmente todas as mães.
OC