Porto: Bispo pede jovens com «futuro»

D. Manuel Clemente presidiu à celebração da bênção das pastas, na Avenida dos Aliados

Porto, 06 mai 2013 (Ecclesia) – O bispo do Porto apelou este domingo ao empenho dos jovens na construção de um novo “futuro”, perante a atual crise, durante a celebração da bênção das pastas, na Avenida dos Aliados.

“As vossas vidas, a vossa capacidade, o vosso empenho pessoal e solidário em criar coisas novas, revelarão a pouco e pouco o futuro que, também por vós, Deus oferecerá ao mundo”, disse D. Manuel Clemente na homilia da missa que reuniu milhares de universitários e suas famílias.

O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa admitiu que o “horizonte” termos de sociedade, economia e vida em geral das pessoas “não é tão largo e desanuviado” como seria desejável, mas deixou uma palavra de esperança.

“Onde qualquer discípulo ou discípula de Cristo enfrenta o dia a dia com o Evangelho na mente e no coração, conjugando-se com outros que partilham a mesma fé, o futuro começa a acontecer, mesmo onde já poucos acreditavam que tal fosse possível”, declarou o bispo do Porto, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

O prelado sustentou que a sociedade que todos têm de “reconstruir agora, no sentido mais criativo e solidário do termo”, só atingirá com “gente vertical e honesta”, como “Cristo era e ensinou a ser”.

“O facto de estardes aqui, manifesta certamente a vossa convicção de que a religião de Cristo a que aderis vos levará a ter diante de Deus e dos outros um comportamento leal e correto, puro e verdadeiro”, precisou.

D. Manuel Clemente desafiou os presentes a “adorar a Deus apenas e ter relações corretas e límpidas com o próximo”, bem como “a servir a sociedade” com as habilitações adquiridas.

“Há muita coisa que aprendestes durante os vossos cursos, muitas mais aprendereis vida fora e tantas outras que vos provocam grandes interrogações. Aliás, fazeis parte dum sociedade, a nossa, onde há mais perguntas do que respostas e interrogações do que certezas”, observou.

O bispo do Porto concluiu com um convite aos universitários: “Lede e relede o Evangelho de Cristo, guardai-o no espírito e praticai-o com vontade, deixai que através de vós Deus recrie o mundo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR