D. António Francisco participou no IV ACAESTE
Lousada, Porto, 05 ago 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto destacou a importância da afirmação do "lugar para Deus e tempo para a oração no mundo global” no IV ACAESTE, o acampamento escutista da Junta Núcleo Este em Vilar de Torno e Alentem.
“No mundo global em que vivemos torna-se necessário e urgente afirmar que há no coração humano e no seio da Humanidade lugar para Deus e tempo para a oração”, alertou D. António Francisco dos Santos sobre momentos e atividades, como os acampamentos escutistas, que podem ser considerados “férias com Deus”.
O bispo do Porto observou que os meses de verão “são vividos”, na Igreja portuguesa, como tempo de atividades “voltadas para os jovens e protagonizadas por eles”: “Os acampamentos de escutismo assumem particular relevância como momentos essenciais de vida e de formação dos seus participantes”, desenvolveu na homilia publicada no sítio na internet da Diocese do Porto.
Para o D. António Francisco dos Santos, muitas comunidades “devem o melhor de si mesmas” às atividades e iniciativas juvenis por isso têm a responsabilidade de “alimentar a fé jovem” que na família, nos movimentos e na comunidade cristã “deve encontrar o seu habitat natural para crescer, viver e agir cristãmente”.
Aos participantes do IV ACAESTE, o prelado assinalou que “os compromissos assumidos, as promessas feitas, a formação adquirida e a participação consciente na vida comunitária” revelam o “modo inconfundível” de ser cristão e “afirmam a alma cristã” que os identifica, através do testemunho na família, na escola, no trabalho e no convívio”.
Sobre o imaginário do acampamento – “trilhar um mundo novo” – o bispo do Porto explicou que “só é possível trilhar este caminho conduzidos pelo sonho de um mundo novo” se a aventura que conduziu os escuteiros for “ um caminho de fé, que dá força em todos os lugares ao longo da vida”.
“À semelhança da aventura de quatro irmãos entusiasmados também eu vos convido, a percorrerdes caminhos de descoberta da alegria da fé, através dos raids, ateliers, jogos, construções, serviços e visitas, que neste Acampamento ides realizar”, disse D. António Francisco dos Santos no início do acampamento da Junta Núcleo Este.
O IV ACAESTE que começou este domingo com o imaginário “Trilhar um mundo novo” termina quinta-feira, dia 7 de agosto, na freguesia de Vilar de Torno e Alentem, em Lousada, distrito do Porto.
CB