Porto: Bispo mobiliza diocese à celebração da dedicação da Catedral

Para D. António Francisco dos Santos é oportunidade de «proclamar a alegria de ser Igreja portucalense»

Porto, 31 ago 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto convida a diocese a participar na Eucaristia da dedicação da Catedral, que é “centro vivo de uma Igreja viva, congregada na caridade e na comunhão”, no dia 9 de setembro às 19h00.

“Celebrar a Dedicação da Catedral do Porto é proclamar a alegria de sermos Igreja portucalense que se amplia em cada igreja e comunidade desde o Antuã ao Ave e desde o Mar ao Marão e que procura anunciar e celebrar a Alegria do Evangelho como primeira missão a todos quantos habitam este abençoado espaço diocesano”, revelou D. António Francisco dos Santos.

Num comunicado enviada hoje à Agência ECCLESIA, o prelado destaca que o “único templo verdadeiro é Cristo” mas explica que os templos construídos são “um espaço e uma oportunidade” para encontrar Deus e “escutar a Palavra”, “celebrar os mistérios sagrados da fé cristã e reunir o povo para rezar” e viver a “alegria e a beleza” da fraternidade.

Segundo o bispo do Porto, a Sé diocesana, que “hoje” é um dos lugares “mais visitados e admirados” da cidade, é “centro vivo de uma Igreja viva, alma da Igreja, congregada na caridade e na comunhão”.

D. António Francisco dos Santos revela que vão centrar “cada vez mais” a fé e as celebrações diocesanas na Sé para dali levarem a “alegria do Evangelho a todas as periferias humanas e existenciais e a todos os lugares da Diocese”.

“Proclamarmos neste Ano Pastoral, unidos ao Papa neste Jubileu da Misericórdia: ‘Felizes os misericordiosos’, acrescenta.

O comunicado informa ainda que a Eucaristia, no dia 9 de setembro, vai ser presidida pelo presidente do Cabido Portucalense, o cónego Jorge Teixeira da Cunha, uma vez que D. António Francisco dos Santos vai estar no Vaticano, na visita «Ad Limina».

“Em cada diocese, a Catedral é o sinal da unidade na caridade da Igreja local, de que o bispo é o garante e o guarda, em comunhão com as outras Igreja unido ao Papa, bispo da Igreja de Roma e Pastor Universal de todas as Igrejas”, observou ainda no prelado na mensagem também divulgada no sítio online da diocese.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top