Celebração decorre hoje, quarto aniversário da morte de D. Armindo Lopes Coelho
Porto, 29 set 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, instituiu uma missa anual na Sé em honra de todos quantos serviram como “pedras vivas” a Igreja Católica local e “já partiram ao encontro de Deus”.
Numa nota publicada através da internet, o prelado convida as comunidades para uma celebração hoje, a partir das 19h00, especialmente dedicada ao quarto aniversário da morte de D. Armindo Lopes Coelho, que liderou a diocese entre 1997 e 2006.
“O quotidiano da vida das pessoas e o chão onde assentam os nossos passos no tempo presente nunca se concebem sem a gratidão pelo passado”, escreve o bispo do Porto, que recorda ainda outros “nomes” que o precederam na sua missão, como D. Júlio Tavares Rebimbas e D. António Ferreira Gomes.
Cada ano, a celebração na Catedral portuense vai também homenagear todos os “bispos auxiliares, sacerdotes e diáconos já falecidos” que “foram, pelo ministério ordenado, pastores dedicados e servidores incansáveis da Igreja do Porto”, desde as suas origens.
JCP