Porto: Bispo homenageou benfeitor da diocese e fundador do Colégio Português em Roma

D. Manuel Linda visitou jazigo do 3.º Visconde de S. João da Pesqueira, e exposição no Paço

Porto, 01 set 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto homenageou hoje o 3.º Visconde de S. João da Pesqueira, no centenário do seu falecimento, numa visita ao jazigo no Cemitério da Lapa, e à renovada sala dedicada a este benfeitor, no Paço.

“Luís Maria de Sousa Rebelo Vahia, juntamente com a sua esposa, D. Maria Adelaide Pinto da Silva, foram grandes benfeitores da diocese e da Igreja Portuguesa; movidos por uma enorme vontade de dotar o seu país de padres com uma melhor preparação, o Colégio Português em Roma, que fundaram, foi talvez o seu maior projeto de vida”, informa a Diocese do Porto, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo do Porto “em sentida homenagem”, esteve no jazigo de família do 3.º Visconde de S. João da Pesqueira, nos 100 anos do seu falecimento, onde depositou uma coroa de flores, no cemitério da Lapa.

A Diocese do Porto assinala que a vida de Luís Maria de Sousa Rebelo Vahia e sua esposa, D. Maria Adelaide Pinto da Silva, passou por “um apostolado contínuo de caridade em favor dos que mais necessitavam”, desde o auxílio aos seminários, ao movimento escotista, a instituições de caridade e assistência social ou hospitais, “sempre à frente de várias obras caritativas e piedosas”.

D. Manuel Linda visitou também a renovada sala de homenagem ao “ilustre benfeitor” da diocese portuense, no Paço do Bispo do Porto, que a partir desta segunda-feira, dia 1 de setembro, se encontra aberta para visitas: Exposição Comemorativa «Luís Maria de Sousa Rebelo Vahia, 3.º Visconde de São João da Pesqueira, no 1.º Centenário do seu falecimento».

A nova exposição, acrescenta a Diocese do Porto, oferece um “maior enfoque à vida” do 3.º Visconde de S. João da Pesqueira, destacando “alguns dos principais aspetos que definem o seu legado”, através de objetos, documentos e fotografias, nomeadamente a Fundação do Colégio Português em Roma, a sua devoção a Nossa Senhora de Lourdes, o interesse pela Primeira Guerra Mundial e o gosto pelo colecionismo.

A renovada sala de homenagem ao 3.º Visconde de S. João da Pesqueira, integra o circuito de visitas do Paço do Bispo do Porto, e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 13h00, e das 14h00 até às 17h30.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top