Porto: Bispo divulgou nomeações para Conselho Presbiteral e o Diocesano de Pastoral

Porto, 19 nov 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto divulgou as nomeações “para o serviço do Povo de Deus” para a organização pastoral de todos os agentes no serviço da Igreja diocesana e apresentou os novos Conselho Presbiteral e Conselho Diocesano de Pastoral.

“Quero implementar a ação pastoral dentro de um regular funcionamento de todas as estruturas diocesanas e dar conhecimento a todos os diocesanos da intenção de promover a eficácia pastoral no quadro de uma permanente comunhão e unidade na Diocese e de uma harmoniosa coordenação dos serviços diocesanos, dos agentes de pastoral, das iniciativas, das propostas e das atividades pastorais”, explica D. António Francisco dos Santos.

O bispo do Porto destaca que o atual momento da vida da Diocese, a partir da celebração jubilar dos 900 anos da restauração da diocese em outubro, oferece “uma abençoada oportunidade” de se colocarem disponíveis para “acolher os apelos que o Espírito de Deus faz a esta Igreja”.

O prelado recorda no documento o lema do ano pastoral – Alegria do Evangelho a nossa missão – e observa que os “apelos” revelam o “sonho de Deus” para a sua Igreja consoante cada tempo histórico, etapa do caminho percorrido e “brotam da realidade humana e eclesial”.

D. António Francisco dos Santos em ordem ao “bem comum de toda a comunidade diocesana” informa que repartiu com os três bispos auxiliares o acompanhamento das diversas vigararias e setores de ação pastoral, que revela no documento publicado no sítio na internet da Diocese do Porto.

Aos 34 elementos que integram o novo Conselho Presbiteral, nomeado por um triénio, o presbítero convocou-os para um encontro no dia 26 de novembro, das 10 às 17 horas, no Auditório do Paço Episcopal.

Por usa vez, os membros do novo Conselho Pastoral Diocesano foram nomeados por cinco anos e o bispo do Porto convocou-os para uma reunião no dia 6 de dezembro, também no Auditório do Paço Episcopal.

Segundo D. António Francisco dos Santos esta Igreja local, com “mais de quinze séculos de existência” e restaurada há 900 anos, “sempre fez surgir” os organismos diocesanos para “responder às necessidades” e aos desafios pastorais de cada tempo ao longo da sua história.

No documento das novas nomeações, o bispo diocesano, agradece também a “exemplar disponibilidade e a generosa colaboração” dos agentes pastorais que foram reconduzidos no seu serviço aquando a chegada de D. António Francisco dos Santos à Igreja do Porto de acordo com “as Normas Canónicas em vigor e no horizonte do tempo a que cada múnus está adstrito”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top