«Deixai que a Palavra da Revelação entre, em primeiro lugar, no vosso coração» – D. Manuel Linda

Porto, 01 dez 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto instituiu este domingo 18 fiéis nos ministérios de leitor e acólito, numa celebração na Catedral onde sublinhou o “especial sabor” deste passo para candidatos se preparam para o sacerdócio e o diaconado permanente.
“Se todos os ministérios e serviços edificam a Igreja, estes possuem um especial sabor, já que, quem neles vai ser instituído, propõe-se servir o Povo de Deus no grande ministério que é o ordenado”, afirmou D. Manuel Linda, numa intervenção divulgada pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
Dos dezoito instituídos, dez são candidatos ao Diaconado Permanente e oito preparam-se para a ordenação sacerdotal.
Na homilia, o bispo do Porto dirigiu-se especificamente aos novos leitores – provenientes do Seminário ‘Redemptoris Mater’ e do percurso diaconal -, pedindo-lhes que a transmissão da Palavra não seja “mecânica”, mas fruto de uma vivência interior.
“O primeiro verbo a ser usado é receber. Quer dizer: deixai que a Palavra da Revelação entre, em primeiro lugar, no vosso coração. Só assim terá cumprimento o segundo verbo: transmitir”, explicou o responsável, acrescentando que a Palavra “tem de frutificar na afetividade”.
Aos novos acólitos, alunos do Seminário Maior, do ‘Redemptoris Mater’ e candidatos ao diaconado, D. Manuel Linda centrou a reflexão no verbo “servir”.
“A tarefa do acólito é servir: servir a presença viva de Cristo no centro da assembleia e servir esta mediante o único Pão e o único Vinho que a congrega na unidade”, declarou.
O bispo pediu ainda que recebam a matéria eucarística “não só com as mãos, mas com o coração”, exortando-os a animar a adoração e o culto eucarístico nas comunidades.
OC
| Lista dos instituídos:
Leitores:
Acólitos:
|
