D. Manuel Linda celebrou missa de ação de graças pelo aniversário de eleição do Papa
Porto, 15 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto celebrou esta quarta-feira, na catedral da cidade, uma Missa de Ação de Graças pelo 11.ºaniversário do pontificado do Papa Francisco.
“O Papa Francisco aplica o Concílio Vaticano II”, afirmou D. Manuel Linda, referindo-se à assembleia convocada pelo Papa João XXIII, que fez nascer um conceito de Igreja bem diferente daquela que era vivida.
Na homilia, informa o portal Voz Portucalense, o bispo do Porto destacou “a proximidade com as pessoas” que caracteriza a forma de estar do Papa ao longo destes 11 anos.
“O Papa parte da vida concreta para falar com as pessoas”, salientou, mencionando a expressão “hospital de campanha”, utilizada pelo Papa como imagem para o acolhimento dos que sofrem.
D. Manuel Linda enfatizou também a importância do valor da misericórdia no pontificado de Francisco, além de lembrar o Sínodo da Família, realizado entre 2014 e 2015, e o atual processo sinodal 2021-2024, dedicado ao tema da sinodalidade, no qual “é possível fazer a descoberta de um novo modo de ser igreja”.
Na celebração, o Papa ressaltou a espiritualidade do Papa Francisco orientada pelo princípio de “ver, julgar e agir”, evidenciando os importantes progressos no âmbito da fraternidade humana em vários textos e gestos do Papa, nomeadamente a declaração de Abu Dhabi, em 2019, que condena o terrorismo e a intolerância religiosa.
O bispo do Porto e os bispos auxiliares assinalaram a data de aniversário do pontificado do Papa Francisco com uma Eucaristia, que contou com a animação litúrgica do Coro da Sé do Porto.
LJ/OC