D. António Francisco dos Santos apresenta campanha de Advento 2014
Porto, 06 nov 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto apresentou à diocese a sua proposta de Caminhada para o tempo do Advento – Natal, intitulada “Uma Casa para a alegria do Evangelho”, com a qual pretende que este anúncio chegue a todas as famílias.
“Trata-se de uma Caminhada a que está subjacente esta intenção de estender a cada família no seu todo e a cada comunidade, entendida como família de famílias, este imperativo mobilizador que nos convoca para a missão. Queremos ser como família e como comunidade: “Casa” aberta, disponível e acolhedora da “alegria do Evangelho’”, explica D. António Francisco dos Santos.
O prelado frisa que, com o itinerário elaborado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, pretendem “viver” o tempo novo do Advento – Natal 2014/2015 “impregnados” do dinamismo, do encanto e da alegria do Evangelho.
“Temos, cada um de nós e cada uma das nossas famílias, um lugar próprio e um desafio novo ao assumirmos a alegria do evangelho como missão”, escreve o bispo do Porto que manifesta o desejo de rezar, refletir e agir em Igreja diocesana: “Inseridos e interventivos nas paróquias e nas vigararias da Diocese”.
Nesse sentido, D. António Francisco dos Santos acentua que esta caminha destina-se a todos na diocese, desde a catequese das crianças à formação de adultos sem esquecer a “afirmação” do serviço da caridade “junto dos doentes, dos que vivem ausentes ou distantes da Igreja” e dos que passam “por momentos de dor ou de provação”.
No documento publicado hoje no sítio online da Diocese do Porto, o bispo assinala que “não é possível elaborar itinerários que não partam do mistério” da Encarnação do Verbo e que “não se desenvolvam” a partir da Palavra de Deus.
“De toda a Palavra de Deus importa sublinhar aquela que escutamos na Eucaristia, porque o centro da vida dos cristãos é a Eucaristia”, recorda D. António Francisco dos Santos que alerta que “deve ser” o centro da vida das “famílias e das comunidades”.
O bispo diocesano informa também que não pretende “perturbar nada” do que já estava “planeado ou decidido” nas paróquias, vigararias ou dos serviços diocesanos e movimentos apostólicos para este tempo litúrgico.
‘Uma casa para a alegria do Evangelho’ “convida” todos os católicos “para a missão de levar a alegria do evangelho a cada casa e a cada família” como caminhada de Advento-Natal na Diocese do Porto.
D. António Francisco dos Santos frisa ainda o “desejo pastoral” que exista a consciência de serem “uma só Igreja Diocesana, unida e em comunhão de pessoas, de famílias, de ministérios, de dons e de serviços” e recorda que o ano desenvolve-se entre “dois momentos marcantes” do Sínodo extraordinário e ordinário sobre “os desafios pastorais da Família no contexto da evangelização”.
CB