Porto, 07 jan 2021 (Ecclesia) – D. Manuel Linda, Bispo do Porto, convida a tirar “lições” da pandemia após um ano em que também foi visível a capacidade da humanidade, quando se une “em prol de um mesmo ideal”.
“Que seria de todos nós e da humanidade inteira se imensas pessoas não estudassem as formas de transmissão do vírus, se os profissionais de saúde e as forças de socorro não se dedicassem afincadamente aos atingidos pela doença?”, questiona D. Manuel Linda, num texto publicado pelo jornal ‘Voz Portucalense’.
O responsável católico sublinha que, “não obstante os sofrimentos que causou”, o ano de 2020 também “deu muitas lições”.
“A fragilidade de cada um de nós é tão grande que só em conjunto e unidos podemos oferecer alguma resistência às dificuldades e juntar forças para atingirmos o bem comum”, escreve.
No artigo, D. Manuel Linda também refere o papel desempenhado por dirigentes e colaboradores dos lares de idosos, “empresários e dadores de trabalho conscienciosos”, sacerdotes, diáconos e outros agentes de pastoral; os governantes e cientistas e investigadores.
O responsável espera que “a união” seja um pilar da sociedade para os próximos tempos.
“Manter-nos-emos unidos e colaboradores ou voltamos ao antigo, ao nosso individualismo insolidário e à competição desenfreada?, pergunta o bispo do Porto, sobre o pós-pandemia.
LFS/OC