Porto: Bispo convida a rezar pelo marginalizados, como o Papa Francisco

Porto, 14 mar 2016 (Ecclesia) – O bispo do Porto incentivou a diocese a rezar por quem está à margem como o Papa e por quem “faz a Igreja hoje”, num ‘Te Deum’ onde a Igreja portuense cantou por “Francisco, o seu ministério e missão”.

“Rezemos pelo Papa Francisco. Rezemos por quem ele reza: pelos cristãos martirizados ou impedidos de viver com dignidade; pelos refugiados que clamam por terras de liberdade à beira de praias sem socorro ou diante de muros intransponíveis; pelos pobres ignorados e crianças subnutridas; pelos povos magoados pelas desigualdades humanas, sociais e culturais chocantes”, pediu D. António Francisco dos Santos.

Na homilia do ‘Te Deum’ pelo aniversário da eleição de Francisco, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o prelado mobilizou ainda a que os fiéis rezassem com as “multidões” de homens e mulheres, de famílias inteiras, de jovens e crianças, que “fazem a Igreja hoje e que envolvem o Papa de carinho e de esperança”.

“Viemos aqui para agradecer. Na linguagem e nos sentimentos humanos, a gratidão é sempre irmã gémea do melhor que nos habita”, observou o bispo do Porto, referindo que agradeciam a Deus ter concedido “um novo Pastor para conduzir” a Igreja, “após o gesto magnânimo de clarividência e de serenidade do Papa [emérito] Bento XVI”.

Na Sé do Porto, explicou que a passagem do profeta Isaías (Is 61, 1-3), lida por Jesus na sinagoga, realizou-se também em Jorge Mário Bergoglio e “na Igreja que ele serve como bispo de Roma”, e a que preside como sucessor de Pedro e Pastor Universal.

“Sabemos que precisamos de aprender com o Papa Francisco a levar a todos esta certeza de que Deus nos ama, a anunciar a alegria do evangelho, a proclamar as bem-aventuranças do reino e a praticar as obras de misericórdia, com alegria”, desenvolveu o bispo do Porto.

“Façamos do nosso cântico de louvor um hino traduzido e transformado em oração”, incentivou D. António Francisco dos Santos, recordando que foi esse o “primeiro pedido” do Papa Francisco à multidão e ao mundo na sua apresentação na varanda da Basílica de S. Pedro, em Roma, a 13 de março de 2013.

O ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor) é um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças desde o século IV.

CB

Partilhar:
Scroll to Top