Porto: Bispo considera ordenações oportunidade de «celebrar a gratidão e a esperança»

Diocese vai ter quatro novos padres e cinco diáconos

Porto, 12 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto escreveu uma nota ‘Celebrar a gratidão e a esperança’, onde assinala a importância da ordenação de cinco diáconos e quatro sacerdotes para as vocações da diocese, este domingo, às 16h00, na Sé diocesana.

“Vivemos um tempo de aumentadas dificuldades mas também de valiosíssimas iniciativas pastorais e grandes testemunhos de vida, de fé e de generosidade, que a todos nos encantam e fazem felizes”, revela D. António Francisco dos Santos, numa hora que considera de “gratidão” às famílias dos ordinandos, às comunidades de origem e de estágio, aos seus párocos e aos seminários.

A mensagem convida todos os fiéis da diocese a marcarem presença nas ordenações, um “momento maior de vida, de comunhão e de gratidão vivido em Igreja”.

Para o prelado “esta é uma hora de esperança” porque “a verdade de vida dos sacerdotes” que constituem a Igreja do Porto e “daqueles que agora se ordenam farão surgir abundantes vocações para a vida sacerdotal”.

Nesse sentido, aos diocesanos, a quem os sacerdotes servem, o bispo do Porto pede oração, que olhem para os padres “com um olhar de fé” e que os ajudem “no esforço de santidade e de paixão pela missão.”

“Desejo acompanhar estes novos ordinandos na sua generosidade e fidelidade em todos os momentos, sejam de alegria ou de provação, e prometo confiá-los, na oração de louvor de cada manhã e na Eucaristia diária, ao cuidado terno da Mãe de Deus, a quem diariamente consagro a Igreja do Porto”, escreveu ainda D. António Francisco dos Santos.

Na mensagem, o bispo explicou que uma ordenação de diáconos e de presbíteros “é sempre uma abençoada oportunidade para louvar o Senhor, nosso Deus, pela bênção que estes ordinandos constituem para a Igreja”.

Sobre as ordenações e a importância dos seminários no acolhimento e formação dos jovens, D. António Francisco dos Santos, observou também que afirmam “este carisma vocacional para fazer despertar na Igreja do Porto vocações para a vida sacerdotal”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top