Porto: Bispo assinalou importância do domingo

Porto, 14 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto revelou numa visita pastoral que vai convidar todos os cristãos da diocese a viverem o “domingo como dia dedicado a Deus, à Família e à Comunidade”.

“O domingo é também o dia da família reunida, da comunidade congregada, dos movimentos apostólicos convocados para a missão. Não esqueçamos no viver de cada dia e no horizonte da nossa missão a centralidade pastoral que queremos dar ao domingo como dia da família e da comunidade”, alertou D. António Francisco dos Santos, este domingo, na igreja matriz da Senhora do Porto.

A paróquia, na freguesia de Ramalde, foi constituída em 1964 e festejou, como o Concílio Vaticano II, 50 anos de existência, por isso, o bispo diocesano explicou que “importa que transporte em si, como marca de identidade, a graça renovadora da Igreja e a paixão pela missão de evangelizar que o Concílio trouxe”.

A visita pastoral coincidiu com a Missa crismal e o prelado do Porto pediu aos futuros-crismados que sejam “sempre testemunhas conscientes da sua fé multiplicando os dons do Espírito” que receberam.

Nesse sentido, D. António Francisco dos Santos revelou que “a tarefa de evangelizar não perdeu a sua urgência” e que esta graça e missão da Igreja “empenha todos, tudo e sempre”.

“O evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu mas constitui uma dádiva a partilhar, uma boa notícia a comunicar, uma semente a lançar”, acrescentou no domingo da parábola do semeador (Mt. 13, 1-9).

“Para o bem e para o mal, a palavra humana tem imensas possibilidades”, disse ainda o bispo do Porto que explicou que “só a Palavra de Deus possui eficácia criadora”.

D. António Francisco dos Santos concluiu a sua homilia, na igreja matriz da Paróquia da Senhora do Porto, com um desafio: “Anunciar a alegria do Evangelho nas nossas famílias e na nossa comunidade é a missão que vos confio, neste momento jubilar da nossa paróquia”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top