Comunidade de Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, viu concretizado projeto com várias décadas
Vilar de Andorinho, Porto, 23 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, abençoou este domingo a nova igreja de Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, concretizando um projeto “que remontava há mais de três décadas”, revela nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A construção da igreja da Sagrada Família, com capacidade para 500 lugares sentados, “prolongou-se ao longo de bastantes anos, tendo sido necessária muita persistência para ultrapassar os diversos obstáculos” que surgiram, acrescenta o comunicado.
Na celebração da dedicação da igreja, o bispo do Porto realçou a determinação da comunidade e do pároco, padre Albino Reis, na edificação do complexo que vai servir uma urbanização de 15 mil habitantes, “entre os quais bastantes cidadãos africanos, europeus do Leste e famílias de etnia cigana”.
O projeto inclui estruturas de apoio às atividades paroquiais, como a catequese, que deixam agora de se realizar “num salão sem um mínimo de condições para os fins que vinha servindo”.
A dedicação é o rito litúrgico, reservado em princípio ao bispo, pelo qual uma igreja ou um altar ficam consagrados e destinados ao culto divino.
RJM