Ao todo são quatro guias temáticos dedicados ao património cultural disponíveis na internet
Porto, 28 set 2018 (Ecclesia) – A Área Metropolitana do Porto (AMP) lançou quatro roteiros – ‘Barroco’, ‘Património dos Caminhos de Santiago’, ‘Ofícios e Indústrias’ e ‘Artes e Arquitetura’ – sobre o seu “Património Cultural” dedicados nos seus 17 municípios.
“Uma forma diferente de descoberta do território, um conjunto de viagens orientadas por etapas, onde, em cada lugar, monumento ou museu, pode conhecer e experienciar as tradições, os saberes, as artes e as memórias das diversas comunidades”, explica a AMP, sobre as novas publicações.
O roteiro dedicado ao ‘Barroco’ começa no “epicentro do denominado Barroco do Norte”, a cidade do Porto, onde aconselham “primeiro uma visita pedonal”, e estende-se por mais oito concelhos.
“O património barroco da região constitui um legado de elevada importância cultural e identitária”, realça.
No guia sobre o ‘Património dos Caminhos de Santiago’ o périplo é pelos concelhos da Área Metropolitana do Porto que são “um território de passagem e de paragem essenciais para os peregrinos jacobeus” em Portugal, e o percurso estrutura-se em cinco etapas.
‘Ofícios e Indústrias’, ‘Artes e Arquitetura’ são os outros dois roteiros que propõem “um conjunto de viagens ao património cultural” onde o visitante pode “conhecer e experienciar histórias e tradições seculares”.
“Visite o património, evoque as memórias e sinta-se parte das histórias”, é o repto da Área Metropolitana do Porto.
O lançamento dos roteiros temáticos, no início desta semana, surge no seguimento do sítio online ‘PIN – Museus e Património Cultural da AMP’, onde disponibiliza os novos guias para descarregar.
O portal que agrega informação sobre museus e monumentos classificados dos 17 municípios da AMP pretende valorizar a riqueza e diversidade do património cultural desses territórios.
CB