D. Jorge Ortiga perspetiva futuro «de mãos dadas» com diocese vizinha
Braga, 15 mar 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga escreveu uma mensagem sobre a nomeação de D. Manuel Linda como bispo do Porto, manifestando a sua “alegria imensa” e afirmando que o futuro “deve ser trilhado de mãos dadas”.
D. Jorge Ortiga realça que este momento “constitui também uma oportunidade para reafirmar a importância da unidade pessoal e eclesial” com um responsável que, entre 2009 e 2013, foi auxiliar da arquidiocese minhota.
“Agora temos também outros motivos para uma união mais sólida e, se Deus quiser, mais frutífera”, acrescenta, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O arcebispo primaz diz esperar “pela alegria de encontros que, na sua diversidade de funções, poderão delinear projetos em comum para o bem das duas dioceses”.
“A alegre notícia de evangelizar a partir dos inúmeros desafios que a sociedade nos lança, honrando as heranças dos bispos precedentes, deve trilhar o caminho que agora irá começar”, completa D. Jorge Ortiga.
O Papa Francisco nomeou hoje D. Manuel Linda, de 61 anos, como novo bispo do Porto, anunciou a Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O prelado, até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança, sucede no cargo a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017, aos 69 anos, na Casa Episcopal da Diocese do Porto, vítima de um problema cardíaco.
LFS/OC