Lisboa, 01 dez 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) promove hoje uma sessão da ação de formação ‘Património Artístico da Igreja: Critérios e práticas de conservação preventiva’.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o SNBCI informa que a ação de formação vai incidir em “algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico” e pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção.
Os participantes vão também ter acesso a “recomendações de fácil concretização” e princípios básicos de conservação, possíveis de serem implementados “nas rotinas quotidianas das igrejas”.
A 5.ª sessão da formação ‘Património Artístico da Igreja: Critérios e práticas de conservação preventiva’, começa às 10h00 na Casa Diocesana de Vilar no Porto.
O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja Católica assinala que a ação está “vocacionada” para todos quantos se encontram “em contacto permanente com o património artístico das igrejas”, coordenando ou assegurando a sua manutenção.
Neste contexto, destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, “bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio”.
Segundo o programa a abertura da sessão é da responsabilidade de D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e bispo auxiliar do Porto.
CB