Porto, 07 dez 2012 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) inaugura esta sexta-feira, às 18 horas, as instalações de «Património a Norte», no Mosteiro da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.
Neste novo espaço da DRCN pretende-se “informar e motivar o visitante para o seu carácter único”, com especial destaque para os quatro Patrimónios da Humanidade da região (Porto, Guimarães, Douro e Vale do Coa), mas também para “os diversos monumentos classificados que pontuam o Norte de Portugal”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A sua abertura ao público permitirá ainda a “visita ao claustro redondo, um dos dois que existe na Península Ibérica (o outro é o do Palácio Carlos V, no Alhambra, em Granada, Espanha), à igreja e ao zimbório do mosteiro, espaços notáveis da arquitetura renascentista”, lê-se
«Património a Norte» estará aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30, a partir deste sábado, dia 8 de dezembro.
O Mosteiro da Serra do Pilar, edificado em Vila Nova de Gaia em 1538 sob a direção de Diogo de Castilho e João Ruão, atualmente Património da Humanidade, é um dos mais emblemáticos monumentos do país.
Com a igreja e respetivo claustro classificados como Monumento Nacional desde 1910, e o restante como Imóvel de Interesse Público (sala do capitulo, refeitório, cozinha, torre e capela), encontra-se implantado no cimo de uma escarpa sobre o rio Douro, na margem Sul frente à cidade do Porto, também conhecida por Serra dos Quebrantões.
LFS