Porto, 19 jan 2015 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no polo do Porto, dá hoje início a um seminário, que se estende ao longo de 2015, evocando os 900 anos da restauração da diocese.
«Dos Homens e da Memória: os tempos da Diocese do Porto» é o tema que vai conduzir 11 sessões de entrada livre e destinadas “não apenas a investigadores mas igualmente ao público em geral interessado nestas matérias”, segundo o site da diocese da cidade Invicta.
“O centro de estudos pretende dar continuidade à reflexão, ao debate e à partilha de ideias, conhecimentos e perspetivas de análise e de compreensão da história” contando para o efeito com a intervenção de especialistas de áreas do saber como a Teologia, o Património e a Arte.
O seminário, a decorrer nas instalações da UCP no Porto entre as 18h e as 20h, tem hoje início centrando o debate no tema «O Cabido da Sé do Porto: Apontamentos para uma história social (sécs. XVII-XVIII)» que será desenvolvido por Hugo Ribeiro da Silva do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM).
Em fevereiro, dia 16, será José Ferrão Afonso, da Escola das Artes – UCP, a desenvolver o tema «A Sé do Porto e a sua envolvente entre os séculos XVI e princípios de XVII».
«As Misericórdias, entre o material e o imaterial, entre o progresso e a força dos pobres» é o tema eleito para 16 de março, contando com Inês Amorim, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
A 20 de abril, Luís Alexandre Rodrigues da FLUP vai desenvolver o tema «Retábulos e imaginária: Evolução estilística e persistência do gosto pelo quadro em relevo durante a época moderna».
Em maio, no dia 18, José Adriano Freitas Carvalho, da FLUP, centra-se no tema «D. Rodrigo da Cunha: Bispo do Porto, historiador, mecenas e crítico literário».
Em junho, José F. Coelho Ferreira, Mesário da Cultura, da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, vai abordar o tema «A Diocese de Penafiel (1770-1778)», no dia 15.
Antes de um interregno, em agosto, Adélio Fernando Abreu do CEHR, da UCP, aborda a 6 de julho o tema «O clero portucalense no episcopado do Cardeal D. Américo (1871-1899): reforma e disciplina».
A 21 de setembro Luís Leal do CEHR aborda o tema «Padre Américo Monteiro de Aguiar (1887-1956): Da Teologia à "Obra"».
Em outubro, «A Guerra Colonial portuguesa (1961-1974) e uma Teologia Política de paz. Uma leitura teológica de Homilias da Paz (1970-1974) de D. António» é o tema que dia 19 vai ser desenvolvido por José Pedro Angélico, do Centro de Estudos de Pensamento Português (CEPP), da UCP.
A 16 de novembro Arlindo Magalhães da Cunha, do CEHR, o padre José Maria Pacheco Gonçalves da Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), e Manuel António Ribeiro, da FLUP, vão debater o «Diálogo e incarnação: Duas figuras da Igreja do Porto (Narciso Rodrigues e Albino Moreira)».
O seminário encerra a 14 de dezembro com o tema «Arquiteturas, expressões plásticas, liturgias: Arte contemporânea na Diocese do Porto», desenvolvido por Leonor Soares, da FLUP.
LS