Portalegre-Castelo Branco: Diocese vai viver Quaresma «atenta às necessidades dos irmãos»

Conselho Presbiteral aponta ao V Congresso Eucarístico Nacional e o Jubileu 2025

Agência ECCLESIA/LFS

Portalegre, 07 fev 2024 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco anunciou que vai viver “um mês vocacional em maio” e que a próxima Quaresma será marcada pela atenção “às necessidades dos irmãos”.

“A diocese vive atenta às necessidades dos irmãos, tanto dos que vivem perto e no meio de nós como os que vivem a fé em latitudes mais desfavorecidas, e manifestá-lo-á na partilha de parte da renúncia quaresmal que se aproxima”, informa o Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, após encontro com o bispo diocesano.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início com a celebração de Cinzas, em 2024 no próximo dia 14 de fevereiro; é um tempo marcado por apelos ao jejum, partilha (renúncia quaresmal) e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano dia 31 de março).

O bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, reuniu-se esta terça-feira com o conselho presbiteral, organismo representativo do clero local.

O comunicado final indica que o caminho realizado na diocese de identificação dos problemas pastorais “tem sido frutuoso”, sendo necessário “operacionalizar as soluções que urgem”.

O conselho valoriza a “ministerialidade da Igreja” e olha para o diaconado permanente “em ação de graças”, pelos 27 anos de existência nesta diocese, esperando que surjam nas comunidades “homens dispostos a servir a Deus nos irmãos”.

“Também os ministérios laicais são uma riqueza para os que exercem como para as comunidades que por eles são servidas. Olhando para a realidade de muitas das nossas comunidades, eles são condição sem a qual as comunidades se veriam impedidas de celebrar o domingo e de acompanhar cristãmente as exéquias”, desenvolve a nota.

O conselho presbiteral de Portalegre-Castelo Branco refere também que a crise vocacional desafia a encontrar “formas atuais” de propor “caminhos de santidade e felicidade” e informa que “toda a diocese” vai viver, em maio de 2024, “um mês vocacional com diversas propostas às comunidades”, que termina com a Peregrinação Diocesana a Fátima.

Este órgão consultivo também “compromete-se com o sucesso” do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e informa que “vê com interesse” os avanços conseguidos nesta assembleia que vai ter uma segunda sessão, em outubro deste ano, no Vaticano.

No comunicado final, o Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco começa por destacar que a diocese, com o seu bispo, D. Antonino Dias e o presbitério, está “animada e entusiasmada” com a aproximação do V Congresso Eucarístico Nacional, que tem como tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão”» e vai realizar-se de 31 de maio a 2 de junho, em Braga, e com o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja Católica, com o tema ‘Peregrinos de Esperança’.

No último sábado, D. Antonino Dias reuniu-se com o Conselho Diocesano da Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR