Portalegre-Castelo Branco: Diocese peregrinou ao Santuário de Fátima

Portalegre, 03 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco apresentou como “grande momento” do Ano Pastoral 2015-2016 a Assembleia Diocesana, marcada pela presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a 18 de outubro, no Seminário de Portalegre.

D. Antonino Dias pediu às cerca de 2000 pessoas que participaram na peregrinação diocesana a Fátima que levassem para o dia-a-dia o lema do encontro: “Fazei tudo o que ele vos disser; Sede Sal da Terra e Luz do Mundo!”

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco destaca que esta forma de “comunhão” diocesana “não perdeu a capacidade de atração, como manifesta capacidade de se reinventar”.

Como exemplo revela que o secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional propôs “caminhar durante toda a noite, cinquenta quilómetros, até ao Santuário de Fátima” e o desafio foi aceite por 50 jovens.

“A julgar pelos sorrisos nas caras dos corajosos romeiros, encheu-lhes as medidas e será para repetir”, observa.

Com a presidência do bispo da diocese rezaram o terço na Capelinha, celebraram a Eucaristia no altar do Recinto de Oração e de tarde os peregrinos reuniram-se no Centro Pastoral Paulo VI.

Os jovens começaram por animar a assembleia e o Orfeão de Castelo Branco abriu a sessão com espirituais negros que levaram os 2000 peregrinos a “momentos de genuína alegria cristã animada com mensagens de fé e esperança” dos temas apresentados.

Apresentações, testemunhos, animação, partilha e comunhão marcou a 32.ª Peregrinação Diocesana de Portalegre-Castelo Branco a Fátima.

Por exemplo a irmã Paula André, franciscana da Comunidade de Oleiros, falou da Vida Consagrada e o coordenador do Sínodo Diocesano, o cónego Bonifácio, apresentou os trabalhos que nesta fase “menos visível” se encontram na redação dos documentos finais.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top