Portalegre-Castelo Branco: Diocese deseja «maiores êxitos apostólicos» ao novo bispo

Ordenação e tomada de posse de D. Pedro Fernandes vai ser no dia 16 de novembro, indicou D. Antonino Dias

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Portalegre, 07 out 2025 (Ecclesia) – D. Antonino Dias recebeu com “alegria e viva esperança” a nomeação do novo bispo para a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e deseja a D. Pedro Fernandes os “maiores êxitos apostólicos” entre a “boa gente» dispersa por um extenso território.

“Com um carinhoso abraço, desejamos a Vossa Excelência as boas-vindas e os maiores êxitos apostólicos no ministério episcopal entre esta boa gente dispersa por território do Alto-Alentejo, Beira Baixa e Ribatejo”, afirma D. Antonino Dias, bispo cessante da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e agora nomeado administrador apostólico.

O Papa Leão XIV nomeou hoje o padre Pedro Fernandes bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, ordenado sacerdote em 2004 nos missionários espiritanos, congregação onde foi responsável pela província portuguesa entre 2018 e 2024, após ter sido enviado como missionário em Moçambique, em 1996, e depois diretor de Formação na Casa de Formação Espiritana do Pinheiro Manso, no Porto, entre 2010 e 2018.

Na sua mensagem, D. Antonino Dias expressa a gratidão em nome de toda a comunidade diocesana, referindo que todos os serviços “saúdam e aplaudem com fraterna amizade o seu novo Bispo, Dom Pedro Fernandes”

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Nomeado em 2008 bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias agradece ao Papa Leão XIV a nomeação do seu sucessor, e expressa também gratidão à Congregação dos Missionários do Espírito Santo a “dádiva” à Igreja diocesana.

“Que Santa Maria do Castelo, Mãe de Jesus, e Santo António de Lisboa, Padroeiro da Diocese, sejam sempre a estrela a iluminar o caminho de Vossa Reverência como pastor e mestre da fé desta parcela do Povo de Deus”, afirmou.

O atual administrador apostólico da Diocese de Portalegre-Castelo Branco indica ainda que a “tomada de posse canónica acontece com a Ordenação Episcopal, na catedral de Portalegre, em 16 de novembro próximo”.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem atualmente 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes 33 paróquias, de Castelo Branco 44, Ponte de Sor 27, Portalegre 22 e Sertã 35), 62 padres, 13 diáconos permanentes e centenas de ministros extraordinários da Comunhão, da Celebração Dominical e das Exéquias), e de Catequistas; o trabalho na região é também desenvolvido por religiosas de 13 institutos de Vida Consagrada e três institutos seculares, por associações, movimentos de leigos e por 39 misericórdias.

PR

Partilhar:
Scroll to Top