Portalegre-Castelo Branco: Diocese assinala 475 anos de vida como «peregrinação de esperança» (c/vídeo e fotos)

Exposição na Sé de Portalegre revela património histórico de quase cinco séculos

Portalegre, 21 set 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco está a assinalar os 475 anos da fundação, oferecendo uma ocasião de encontro das comunidades que, até dezembro, vão peregrinar à Sé de Portalegre.

O bispo diocesano, D. Antonino Dias, destaca a “vivência interior” da ocasião, que considera mais importante do que “programas muito preenchidos”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o responsável católico aproveita a dinâmica de preparação para o Jubileu da Esperança, para enriquecer esta data histórica que se vive na Diocese.

“Cá vamos como peregrinos da esperança, como o Papa nos pede” salienta, reconhecendo algumas dificuldades pastorais e da própria região do país.

A 21 de agosto, a abertura jubilar com uma celebração na Sé assinalou o início das comemorações destes 475 anos.

Até ao dia 20 de outubro, todos os arciprestados irão peregrinar até à Catedral de Portalegre, em momentos de partilha e encontro entre os vários setores da pastoral.

Catequese, pastoral juvenil e vocacional, pastoral familiar, irão desenvolver programas próprios por arciprestado, como indica o padre Rui Rodrigues que é pároco da Sé.

O espaço oferece uma exposição que permite mergulhar na história de 475 anos do itinerário de fé nesta região do país, apresentando logo no início a imagem de Nossa Senhora do Castelo.

A escultura do século XIV era venerada na Igreja do Castelo que acolheu a primeira catedral da diocese, fundada em 1549.

Dividida em cinco núcleos, a mostra remete para as origens do bispado, apresentando os bispos que asseguraram o seu governo pastoral, a importância do cabido na valorização da catedral e a valorização patrimonial desse lugar de culto.

O padre Francisco Valente, responsável pelo Secretariado dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, destaca o valor artístico e patrimonial em exibição, mas lembra que esta é uma oportunidade para conhecer a sensibilidade religiosa nesta região do país na segunda metade do século XVI.

A realidade pastoral na Diocese de Portalegre Castelo Branco e as comemorações dos 475 anos da sua fundação testemunhados nesta exposição evocativa, são tema para o programa ‘70X7’, que a RTP2 exibe no domingo, a partir das 19h00.

LFS/HM/OC

Portalegre-Castelo Branco: «Há 475 anos que somos diocese» – D. Antonino Dias

Partilhar:
Scroll to Top