Portalegre-Castelo Branco: Diocese agradece o trabalho de D. Antonino Dias por terras «alentejanas, beirãs e ribatejanas», ao longo de 17 anos

Nota de agradecimento destaca «anos de ministério cheios de tantos momentos felizes e fecundos»

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Portalegre, 11 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco agradeceu o trabalho de D. Antonino Dias, o seu bispo emérito, ao longo de 17 anos de missão, e recorda os momentos “mais significativos” deste ministério “por terras alentejanas, beirãs e ribatejanas”.

“Os anos de ministério episcopal entre nós e connosco foram cheios de tantos momentos felizes e fecundos que deixamos ao Senhor que lhe faça chegar a alegria da merecida recompensa”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA, que contextualiza que D. Antonino Dias indicou que a prioridade era “preparar o acolhimento ao novo Bispo”.

O Papa Leão XIV nomeou como novo bispo de Portalegre-Castelo Branco D. Pedro Fernandes, sacerdote da Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos), no dia 7 de outubro, que vai suceder a D. Antonino Dias, que renunciou por motivos de idade.

A nota de agradecimento a D. Antonino Dias, de presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, e “todo o santo povo de Deus” de Portalegre-Castelo Branco, afirma que o agora administrador apostólico da diocese “sempre alimentou a esperança”.

O bispo emérito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, esteve ao serviço desta Igreja particular durante 17 anos, “sempre guiado pelo seu lema episcopal ‘É preciso que Ele cresça’; a nota lembra que tomou posse como bispo desta diocese, diante do Colégio de Consultores, no dia 7 outubro de 2008, Memória da Virgem Santa Maria do Rosário, e Leão XIV aceitou o seu pedido de resignação, no dia 7 de outubro de 2025.

“Durante tantos anos de serviço episcopal não faltaram momentos difíceis e dolorosos no caminho eclesial e social; a sua proximidade às pessoas por ocasião da calamidade dos incêndios e outras situações dolorosas foram sempre notadas e agradecidas”, refere a nota de agradecimento, enviada pelo padre Bonifácio Bernardo, pároco, e, entre outras funções, responsável pelo Arquivo Diocesano, pela Biblioteca do Paço Episcopal e do Seminário Diocesano.

Deste serviço diocesano, assinalam também as obras de reabilitação na Catedral de Portalegre, “com a ajuda da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja”, promoveu também a inventariação do “riquíssimo património religioso”, como igrejas, imagens, paramentos, alfaias litúrgicas, quadros.

D. Antonino Dias quando chegou à diocese “escutou o presbitério convocado” e acolheu a proposta de realizar um Sínodo Diocesano, concretizado entre 2009 e 2016, com o lema ‘O Dom está em ti (1 Tim 4,14)’, e “deixou desafios que ainda hoje são atuais”, informação publicada em ‘O Dom está em ti – Sínodo Diocesano 2009/2016’.

Nos primeiros meses de ministério episcopal, D. Antonino Dias “visitou quase todas as paróquias da Diocese”, e “deixou em dezassete livros as atas destas Visitas Pastorais e Crismas”, escritas por si em livros que foram “entregues à diocese”, acessíveis no Arquivo Diocesano.

O bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco ofereceu também 16 volumes das ‘Visitas Pastorais – Inquéritos’, sobre a preparação dessas visitas pastorais que realizou com “respostas dos párocos, desenhos e fotos”, e destacam também a “valorização dos Dias diocesanos”, dos secretariados e movimentos eclesiais, da Peregrinação diocesana anual ao Santuário de Fátima.

D. Antonino Dias “sempre esteve próximo do Clero e dos fiéis”, e essa presença também foi “notável em praticamente todas as reuniões mensais dos cinco arciprestado, dos padres e diáconos”, e, algumas vezes, de alguns leigos e consagradas, nas reuniões dos seus diversos Conselhos (Presbiteral, Pastoral e Económico).

Segundo a nota de agradecimento, outro capítulo marcante deste ministério episcopal foi “a formação e o compromisso efectivo dos leigos na vida das comunidades” – membros dos conselhos económicos, a Schola Cantorum, Ministros da Comunhão, da Celebração Dominical, da Celebração das Exéquias -; a ordenação de diáconos permanentes.

O bispo eleito de Portalegre-Castelo Branco, D. Pedro Fernandes, vai tomar posse canónica da diocese, no mesmo dia da sua ordenação episcopal, este domingo, dia 16 de novembro, às 15h00, na catedral diocesana, na cidade de Portalegre; onde vai suceder a D. Antonino Dias, que renunciou por motivos de idade.

CB/PR

Portalegre-Castelo Branco: Diocese deseja «maiores êxitos apostólicos» ao novo bispo

Portalegre-Castelo Branco: Bispo eleito acolheu «com esperança» a proposta «completamente inesperada»

 

Partilhar:
Scroll to Top