Portalegre, 27 jul 2023 (Ecclesia) – As comunidades católicas de Portalegre-Castelo começaram esta quarta-feira a receber os peregrinos estrangeiros que participam no programa dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), preparando o encontro mundial de Lisboa.
O Comité Organizador Diocesano (COD) para a JMJ fala de um início “com o pé direito” do programa de acolhimento, com atividades religiosas e culturais, a cerca de 1500 peregrinos, de 16 nacionalidades.
Hoje, entre outras iniciativas, o programa prevê uma oração no Castelo de Abrantes, pelas 21h00, com a presença do irmão David, monge português que integra a comunidade ecuménica de Taizé.
“Um pouco por todo o lado vivem-se momentos muito especiais e inesquecíveis”, refere o COD de Portalegre-Castelo Branco.
O programa dos DND encerra-se a 31 de julho, com a Missa de envio, em Abrantes.
Os “Dias nas Dioceses” estão a realizar-se no Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O evento é apresentado como “um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, que se realiza de 1 e 6 e agosto de 2023, e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
A iniciativa quer oferecer aos peregrinos “uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja” nas comunidades de acolhimento, para conhecer a Igreja local, “com as suas especificidades, as pessoas e a região”.
Lisboa é a primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ, um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, de 1 a 6 de agosto.
OC